Tenho que pensar em inglês?

Hello, fabulous student!

Você disse “Save me Teacher” e eu apareci para te ajudar a se libertar daquela ideia de que você PRECISA pensar em inglês!

A gente vê por aí muitos “profissionais” dizendo que você tem que parar de pensar em português, mas a gente tem mesmo que pensar só em inglês e esquecer nossa língua materna?

Conforme você vai aprendendo o inglês, uma série de frases e estruturas vão ficando mais automáticas na sua cabeça. Quando você começou a aprender o inglês, para dizer “qual é o seu nome?” você ia dizendo palavra por palavra, traduzindo “qual” para “what”, “é” para “is”, “seu” para “your” e “nome” para “name”, até que chegava na frase completa “What is your name?”. Ou seja, você recorria ao português várias vezes para falar. Depois que isto estava internalizado e que você praticou bastante, você não precisou recorrer tanto ao português para falar “What’s your name?”.

Com o tempo você vai aprendendo outras frases e falando elas até que fique natural para você, e durante o processo de aprendizagem de qualquer língua você passará por isso. Mesmo assim, você ainda precisa recorrer ao português para falar coisas que ainda não estão tão internalizadas dentro de você. Aonde quero chegar é que não é preciso parar de pensar em um idioma para pensar no outro, em algum momentos realmente vamos precisar pensar em português de novo e não há mal nenhum nisso!

Pensar em português enquanto estamos falando inglês apenas mostra que somos pessoas empoderadas, usando nossa língua materna para adquirir uma língua nova. Isso não é lindo? Somos todos seremos humanos, com processos mentais complexos que envolvem muitas coisas e dizer para você "parar de pensar em português" é algo que não faz o menor sentido. ⠀

Não se esqueça que não somos robôs e não tem uma chavinha na nossa cabeça que vamos ligar ou desligar para que isso aconteça! O essencial é continuar estudando e em contato com a língua até que as estruturas e o vocabulário fique mais familiar e assim, cada vez mais você conseguirá se expressar e se comunicar com cada vez mais pessoas!

Este post te ajudou? Compartilhe-o! Assim você consegue ajudar outras pessoas também!